Com apenas algumas dicas você pode eliminar o cheiro de esgoto dentro de casa
O cheiro de esgoto é resultado de gases presentes na tubulação e alguns descuidos. Este odor pode chegar aos cômodos da sua casa, causando bastante desconforto.
No post de hoje vamos dar dicas simples de como você pode contornar este problema! Confira:
Verifique o ajuste do sifão
Em alguns casos, o cheiro de esgoto é provocado pelo acúmulo de resíduos no sifão, aquele dispositivo em tanques e pias que fica na saída dos tubos de escoamento de esgoto.
Verifique se os modelos dos sifões do seu imóvel são articulados. O ideal é que o sifão tenha um fecho hídrico, pois esse sistema cria um acúmulo de água no interior e evita o retorno dos odores.
Observe se o seu sifão está perfeitamente ajustado na tubulação e que não há vazamentos. Verifique também se os anéis de vedação estão ressecados – esse problema pode permitir a passagem dos gases.
Faça limpezas periódicas na caixa sifonada
Outro item muito importante do sistema hidráulico é a caixa sifonada, ela também pode ser a causa do cheiro de esgoto.
Como este dispositivo recebe todo o esgoto dos aparelhos sanitários e dos ralos, verifique a existência de algum material orgânico em seu interior, como os fios de cabelo, por exemplo.
A recomendação é que seja feita uma limpeza por mês.
Cheque com frequência a caixa de gordura do seu esgoto
Se o seu imóvel vem sofrendo com o cheiro de esgoto e você já checou o sifão e a caixa sifonada, é hora de verificar a caixa de gordura.
Instalada na saída de esgoto da cozinha, ela retém a gordura que chega aos encanamentos e evita o entupimento dos canos, mas quando não funciona corretamente pode liberar mau cheiro.
Observe a existência de fendas ou trincas na tampa e na estrutura da caixa de gordura. Para evitar entupimentos e o mau cheiro, faça uma limpeza semestral. A gordura se solidifica e pode ser retirada com a ajuda de uma concha.
Cuide da vedação do vaso
A vedação inadequada da saída do vaso sanitário é uma das causas de cheiro de esgoto no banheiro.
Verifique se o espaço entre a bacia e o chão está devidamente preenchido com rejunte. Também dê uma olhada na junta entre a saída do vaso e a tubulação de esgoto. Se o anel de vedação não estiver em bom estado, é hora de substituí-lo.